História

Início

Com a criação da Universidade Estadual de Goiás no ano de 1999, através da lei 13.456, de 16/04/1999, onde foram incorporadas a então UNIANA e outras faculdades mantidas pelo poder público estadual, foi também criada a Gerência de Informática, composta por poucos funcionários e estruturada dentro de uma pequena sala da antiga UNIANA.

Primeiro Projeto - INFOVias

A maioria dos projetos de TIC que existiam à época eram geridos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), a qual a UEG era ligada hierarquicamente. O primeiro grande projeto de TIC feito na UEG, foi denominado de Projeto INFOVias, mantido pela referida Secretaria e tinha o intuito de fazer uma rede de comunicação entre as Unidades da UEG, juntamente com outros órgãos do Governo Estadual e Federal. Nesta época, onde quase não se via falar em internet rápida, apenas internet discada, um dos poucos órgãos que possuíam uma internet relativamente rápida era a UEG, com links de 64 kbps e 32 Kbps de velocidade dedicada, o que já era considerado rápido para a época. Esta internet supriu a Universidade por muito tempo mas com o avanço da tecnologia a mesma ficou inviável.

 

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ANO 2005 - Criação da Gerência de Tecnologia da Informação

Com o passar dos anos e a construção de um prédio próprio para Administração Central, bem como a reestruturação dos Câmpus Universitários, várias mudanças e amadurecimentos ocorreram dentro da Gerência de Informática, sendo a principal delas no ano de 2005, com a redefinição de papéis e competências, nominada a partir de então como Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), ligada a recente criada Pró-Reitoria de Administração (PrA).

A GTI foi estruturada com três coordenações e atribuições distintas:

  1. Coordenação de Tecnologia em Redes e Internet;
  2. Coordenação de Recursos Tecnológicos; 
  3. Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas.

Antes disso, a TIC da UEG tinha o papel de apenas consertar computadores e manter uma página na internet que tinha pouca atualização e um servidor de e-mail. Com esta reestruturação, novas demandas e novas atribuições apareceram, sendo a principal delas a criação dos Sistemas de Informação Corporativos, ou seja, sistemas utilizados por toda Universidade, em que os principais deles eram:

  1. O Sistema Acadêmico Sagu hoje denominado Fenix;
  2. O Sistema de Biblioteca chamado GNUTeca; 
  3. O Sistema Gerencial de RH.

Nesta época também, foi criado o primeiro Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI, onde foram estabelecidas várias políticas e diretrizes, sendo que as principais eram: a criação destes Sistemas Corporativos já citados, usando tecnologia aberta e o uso de Software Livre, o que, a partir de então, representou um grande salto na qualidade dos serviços prestados pela TIC na UEG. 

 

ANO 2009 - Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica (GNIT)

Em 2009, visando atender as novas demandas, a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) foi novamente reestruturada, passando a se chamar  Gerência de Núcleo de Inovação Tecnológica (GNIT), vinculada diretamente a Reitoria.

Nos anos seguintes foram feitos vários investimentos em Infraestrutura tecnológia, como a aquisição de milhares de computadores, aproximadamente 100 servidores, links de alta velocidade nos Câmpus, principalmente em Goiânia, onde os Câmpus Eseffego e Laranjeiras, bem como o Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), passaram a fazer parte do projeto METROGYN, que provê uma rede de alta velocidade entre vários pontos.

 

ANO 2013/2014 - Evolução da Rede de Telecomunicação 

Em decorrência da baixa velocidade de comunicação dos links de dados que atendiam aos Câmpus Universitários, bem com ao advento e popularização no uso de rede móveis e sociais pela comunidade universitária, a UEG adere à Ata de Registro de Preços do Governo do Estado de Goiás (nr. 001/2013), que regulava a prestação de serviços de telecomunicações para tráfego dos dados das aplicações corporativas, incluindo tráfego de voz.

Este novo modelo de topologia de rede adotado pela Instituição, representado por pontos de acesso de internet dedicada, prioritária e exclusiva a cada um dos Câmpus Universitários, através de redes privadas de dados MPLS, com upgrade de velocidades de 4 Mbps, representou no cenário de infraestrutura de telecomunicação.

 

ANO 2016 - Gerência de Inovação Tecnológica (GIT)

No ano de 2016 a GNIT passa a se chamar Gerência de Inovação Tecnológica - GIT,  vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - PRPDI.

Neste ano a Gerência lidera novo projeto de contratação de rede de dados coorporativa, com as seguintes características:

  • Conectar os Câmpus da UEG e outros setores à sua Administração Central por meio de circuitos que variam de 20 (vinte) a 50 (cinquenta) Mega bits por segundo (Mbps); 
  • Conectar um link de 1 Giga bits por segundo (Gbps), entre a Administração Central e a RNP, para direcionamento de  toda saída de internet; 
  • Contratar um link de internet na velocidade de 200 (duzentos) Mbps, a ser instalado na Administração Central em Anápolis, para redundância de saída de internet.

 

ANO 2017 - Reestrutura da GIT e investimentos em infraestrutura

A GIT foi novamente reestruturada com a adição de três novas coordenações à estrutura de 2005:

  1. Coordenação de Dados;
  2. Coordenação da Central de Atendimento; 
  3. Coordenação de Projetos e Processos em TI.

 

 

Frente aos desafios propostos e com a integração da Equipe da GNIT, a UEG chega ao final do mês Dezembro de 2017 com um novo parque tecnológico de infraestrutura de servidores, links de dados, firewalls Core e acesso (câmpus), bem como a concretização da rede wifi corporativa. Diversos serviços e suportes de TI foram realizados, bem como o desenvolvimento de Sistemas Corporativos. 

 

ANO 2018 - Novos Desafios

As tecnologias da Informação e Comunicação vêm se constituindo em valiosas ferramentas de apoio para superar as desigualdades e contribuir para a inclusão social. As possibilidades que os espaços digitais/virtuais oferecem, de forma direta ou indireta, afetam vários aspectos da vida das pessoas, sejam no âmbito familiar, profissional ou educacional, afinal a sociedade atual, tem vivenciado a revolução dos recursos tecnológicos em todos os seus campos, entre eles o da educação.

As transformações econômicas, políticas e sociais pelas quais o mundo vem passando são reais e irreversíveis, ocasionando desafios à humanidade em vivenciar o advento da sociedade do conhecimento e a globalização. Nesse sentido, o impacto das novas tecnologias na sociedade tem contribuído para a criação de novas estratégias de ensino e aprendizagem, bem como na capacitação de seus educadores.

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), nos 42 Câmpus Universitários espalhados pelas diversas cidades do Estado de Goiás, têm na Tecnologia da Informação e Comunicação o suporte tecnológico como garantia para integração e uniformidade ao modelo de gestão administrativo-pedagógico.

A internet, a comunicação de dados, os sistemas corporativos, a portabilidade, e a segurança da informação são elementos fundamentais para garantir a missão da Instituição, que é produzir e socializar o conhecimento científico e o saber; desenvolver a cultura e a formação integral de profissionais e indivíduos capazes de se inserirem criticamente na sociedade e promover a transformação da realidade socioeconômica do Estado de Goiás e do Brasil.

Novas e crescentes demandas de toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores), bem como da população atendida pelos inúmeros projetos educacionais e sociais de extensão e pesquisa, orientarão as proposituras de novas políticas de suporte tecnológico desta Gerência.

Não iremos parar por aqui, com o empenho de nossos colaboradores, continuaremos na busca pela manutenção e ampliação da qualidade dos serviços, equipamentos e sistemas por nós mantidos, garantindo suporte tecnológico as mais diversas áreas da UEG.

 

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