Coordenação de Engenharia de Software

Atribuições do(a) Coordenador(a)

  • Elaborar plano de ação para o desenvolvimento de software gerencial para atendimento às necessidades das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
  • Coordenar as atividades inerentes ao desenvolvimento de sistemas aplicativos.
  • Dar atendimento e providenciar solução para os problemas de uso e funcionamento dos sistemas por parte dos usuários.
  • Fazer gestão dos grupos de análise/desenvolvimento de software, gerindo as dúvidas e dificuldades.
  • Executar outras atribuições designadas pela administração central.

Atribuições dos(as) Assessor(es)

  • Realizar reuniões com os clientes e/ou usuários do software para conhecer as funcionalidades do sistema que será desenvolvido.
  • Estabelecer quais funções são requeridas pelo sistema e as restrições sobre operação e o desenvolvimento do sistema.
  • Desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados e aplicativos, incluindo planos para sua definição, padronização, organização, proteção e utilização.
  • Realizar estudos de processos a fim de encontrar o melhor e mais racional caminho para que a informação possa ser processada.
  • Estudar os diversos sistemas existentes e o usuário final, seus comportamentos e aplicações, desenvolvendo a partir de então soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar.
  • Investigar o software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar. Isso inclui o processo de utilizar o produto para encontrar seus defeitos.

Atribuições dos(as) Analista(s)/Desenvolvedor(es)

  • Desenvolver Softwares para ambiente Web, seguindo padronizações e as melhores práticas de construção de SAAS (Software As A Service).
  • Fazer manutenções em sistemas de banco de dados (SGBD), relativos aos Softwares Web.
  • Propor/Criar soluções de tecnologia para o suporte ao desenvolvimento de softwares.
  • Conhecer tecnologias open source como JAVA, PHP, POSTGRESQL, etc.

Atribuições dos(as) Web Designer(s)

  • Produzir material, mídia eletrônica e impressa, agradável e funcional.
  • Executar o projeto gráfico e estético de um site de Internet, ou seja, a disposição dos ícones, imagens e texto, arquitetura da informação, etc.
  • Desenvolver códigos utilizando tecnologias de aplicações-cliente seguindo os padrões da internet: linguagem de marcação de hipertexto ((X)HTML), folhas de estilo em cascata (CSS), JavaScript/AJAX/JQuery.
  • Conhecer tecnologias open source como GIMP, INKSCAPE, openOffice, etc.

 

 

Voltar ao Topo
<<Gerência - Home - Coordenação de Projetos e Processo de TI>>

 

Engenharia de Software - GIT

Visão Geral

A Coordenação de Engenharia de Software foi criada em 2005, e tem por objetivo automatizar os processos da Universidade Estadual de Goiás-UEG, nos segmentos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, de forma a unificar dados e agilizar a busca e retorno de informações.

Atualmente, a Coordenação é composta por 14 integrantes, sendo 10 egressos da UEG, e mantém diversos sistemas desenvolvidos e distribuídos entre os departamentos da Universidade, havendo também sistemas em fase de testes ou em desenvolvimento.

O papel da Coordenação de Engenharia de Software – GIT é criar soluções estratégicas utilizando como meio o que existe de mais atual no que se refere a comunicação e informação, a Internet.

Nesse contexto, os sistemas desenvolvidos permitem a evolução constante da Universidade Estadual de Goiás-UEG através da inovação tecnológica, principalmente no que se refere a informação, e da promoção do trabalho entre equipes.

 

Portal de Autenticação

Todos os sistemas desenvolvidos são aplicações WEB que, em sua quase totalidade, utilizam-se de um portal único para autenticação de usuários (acadêmicos, docentes e técnicos administrativos) e permissão de uso, chamado Portal da Adminstração de Sistemas, estando distribuídos entre "Sistemas Administrativos" e "Sistemas Acadêmicos".

Sistemas Desenvolvidos

A Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas atualmente mantém 37 sistemas, desenvolvidos e distribuídos nos diversos departamentos da UEG, descritos nos quadro abaixo.


1. ADMS/AUTH

2. Agenda Autoridades

3. Athena

4. Dare – Emissão de Boletos

5. Diárias

6. Estágio Probatório

7. Fênix – Sistema de Gestão Acadêmica

8. Ficha Cadastral

9. Finis - Sistema de Controle de Processos Financeiros

10. Finis – Acompanhamento de Gestão

11. Gerencial Rh - Sistema de Gestão de Pessoas

12. Gnuteca – Sistema de Controle do Acervo Bibliográfico

13. IMPCEV – Importação de Classificados e Excedentes

14. Inscrição

15. Lato Sensu

16. Morpheus – Sistema de Controle de Conteúdo

17. Organograma

18. Pegasus – Sistema de Gestão das Ações Extencionistas

19. Prometheus

 

20. PSS – Processo Seletivo Simplificado

21. Qualitas

22. Questionários

23. RADOC – Sistema de Relatório de Atividades Docentes

24. RAFX - Relatórios Acadêmicos Fenix

25. RDIES - Registro de Diplomas de IES Externas

26. SAFF - Sistema de Administração Financeira de Fundos

27. SCA - Sistema de Controle de Almoxarifado

28. SERD – Sistema de Expedição e Registro de Diplomas

29. SGP – Sistema de Gestão de Patrimônio

30. Sistema de Controle de Matrizes Curriculares

31. Sistema de Controle de Transporte

32. Sistema de Documentos Jurídicos

33. Sistema de Eleições

34. Sistema de Planilha Eletrônica

35. Sistema Minha Vaga

36. Sistema Veritas

37. Stricto Sensu

 


Conheça mais sobre os nossos sistemas através do nosso portfólio, ou entre em contato conosco. 

 

Voltar ao topo