Estado de Goiás

 

Computação Humana

    A palavra computação nos remete à algo intrisicamente ligado a máquina eletrônica responsável por fazer esse papel, ou seja, o papel de computar, ou fazer cômputo de, calcular ou analisar, essas funções seriam somente desse dispositivo? Olhando na história vemos que essas tarefas foram feitas/realizadas por seres humanos e por um considerável período de tempo.

    Por milênios a computação tem sido fundamental para o avanço da humanidade, desde o trabalho de Isaac Newton até os modernos satélites. Por séculos o conceito de computadores foi aplicado a seres humanos, de modo a ser aceitável o termo "computadores humanos". Uma das metodogias de se computar era a divisão do problema em partes menos complexas, ou seja,  um responsável e seus colaboradores, o problema em si era dividido em partes menores, cálculos mais simples, e por fim a tarefa era distribuída. 

    Um fato histórico interessante aconteceu com o atrônomo francês Alexis Claude Clairaut, querendo computar o retorno do cometa Halley, ele dividiu o problema em partes e com a ajuda de dois colegas, Nicole Reine Lapaute e Joseph Jerone de Lalande o resultado saiu rápido. Resultado esse bastante preciso para aqueles dias. Esse fato nos remete a computação colaborativa.   

    Computação Humana - ano de 1920Mais tarde a necessidade da computação humana ficou mais forte durante a revolução industrial. As novas estratégias de produção em massa, divisão de tarefas e o controle administrativo transformaram a industria e também a computação. Cálculos complexos divididos em partes mais simples, computados por grupos de trabalhadores com habilidades básicas em matemática tinham seus resultados mais rápidos.     Nesse momento oportunidades de trabalho em computação se abriram para as mulheres, porque elas eram habilidosas, mas também pelo fato de que a produção em massa dependia de seus salários mais baixos.

    Durante a crise de 1929 a WPA(Work Projects Administration) se interessou em computação e acabou gerando vagas de emprego para muitos desempregados. Entre os anos de 1937-38 havia muita necessidade de emprego. Um dos funcionários de Washington DC sugeriu que poderiam ser alocados para grupos de computação. Montou-se uma estrutura que seguia um modelo clássico, no topo da estrutura se encontravam alguns cientistas, logo abaixo um grupo de planners ou planejadores, e abaixo dos planners haviam 450 trabalhadores que faziam o papel da atual computação. O grupo durou por uma década, e sobreviveu a morte da WPA(1938-1948). O Projeto de Tabelas Matemáticas chegou a ter 28 volumes de cálculos, que ajudaram no avanço em ciências, engenharia e industria.

    Anos mais tarde já na segunda guerra mundial, os homens saíram para o campo de batalha e as mulheres novamente foram necessárias no papel de computadores, dessa vez fazendo computações para a guerra. Em 1945, seis dessas mulheres foram treinadas para programar uma inovadora maquina eletrônica que calculava a trajetória dos projeteis da artilharia, o ENIAC. A configuração de um problema no ENIAC para a computação posterior levava dias. As mulheres que trabalhavam no ENIAC simplificaram o trabalho utilizando um método para armazenar os programas. Atualmente elas são reconhecidas como as primeiras pessoas a programar um computador.

    Por fim o resultado do grande projeto de computadores humanos, dez anos de criação, foi o livro de funções matemáticas, mil páginas de fórmulas computacionais e tabelas, incluindo muitas do Projeto de Tabelas Matemáticas do WPA, publicado em 1964, que foi uma importante ferramenta durante 20 anos. Contudo ele foi lançado no mesmo ano que o computador mainframe, computadores dedicados ao processamento de um grande volume de informações. Com a grande demanda por essa máquinas eletrônicas, os computadores humanos tiveram que mudar sua função para o trabalho de programadores.

    Atualmente além de ter a função de calcular, o computador aliado a internet traz muita informação e possibilita o compartilhamento de conhecimento. Mas a contribuição e o legado dessas pessoas, computadores humanos e primeiros(as) programadores(as) não pode ser esquecido, nem tampouco o conceito de computar, pois acabamos por deixar essa função cognitiva delegada a essas máquinas eletrônicas.

 

Texto Escrito por:
Ibanêz C. Almeida, especialista em engenharia de software e assessor na Coordenação de Desenvolvimento de Software - GNIT.

Fontes:
http://www.computerhistory.org/revolution/calculators/1/65/2209 (Em inglês)
http://www.computerhistory.org/revolution/calculators/1/65/272 (Em inglês)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mainframe

BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás