Coordenaçao de Dados da UEG

21/05/2018

Pensada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e criada pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Goiás - UEG, a Coordenação de Dados visa a centralização e uniformização do atendimento das mais diversas demandas por dados e informações. Por meio de extrações, tratamentos e estruturações dos dados armazenados nas bases de dados dos sistemas transacionais da UEG, a Coordenação de Dados irá fornecer dados e informações gerenciais de forma a subsidiar os gestores na tomada de decisão.

Em aprendizado constante, a Coordenação de Dados vem buscando e testando soluções, viáveis e gratuitas, para auxiliar em suas atividades e seus projetos. A utilização do suíte PENTAHO é um exemplo. Esse pacote, mundialmente utilizado, engloba várias ferramentas para o desenvolvimento e implantação de um projeto de BI (Business Intelligence), desde a extração, transformação e carga de dados, até a publicação e visualização de dados tratados através de cubos OLAP e dashboards (painéis).

datawarehouse

Além do Projeto de BI da UEG e do atendimento das solicitações por dados e informações, a Coordenação de Dados também é responsável por manter e administrar a estrutura lógica dos servidores de bancos de dados e controlar seus acessos, garantindo a disponibilidade, desempenho e segurança das bases de dados transacionais.


¹
Disponível em: <https://www.devmedia.com.br/pentaho-bi-conhecendo-a-plataforma-arquitetura-e-infraestrutura/31502> Acesso em mai. 2018